---- SERVIÇOS ----

PSIQUIATRIA

O psiquiatra é o médico especializado em Psiquiatria (em grego, significa “arte de curar a alma”), a área da Medicina que atende, diagnostica, trata, reabilita e previne as doenças mentais .

Entre as doenças mentais diagnosticadas e tratadas pelos psiquiatras, estão: depressão, transtorno de ansiedade, esquizofrenia, demência, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno bipolar e de personalidade, entre outros…

Para identificá-las, o médico analisa o paciente de forma completa, por diferentes perspectivas, para que faça um diagnóstico correto e possa tratá-lo de forma assertiva e humana.

Crianças e Adolescentes

A consulta psiquiátrica é realizada com crianças e adolescentes quando existe a dúvida por parte da família, da escola, de outros profissionais de saúde, ou até mesmo do próprio paciente, quanto à existência de um diagnóstico médico em saúde mental. Nesta faixa etária, alguns dos diagnósticos mais comuns são o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtornos Ansiosos e Depressivos e o Transtorno do Espectro do Autismo. A família (ou o responsável) tem papel fundamental para relatar o histórico de vida do paciente e as preocupações atuais, além da observação e conversa com a criança ou adolescente.

O papel do psiquiatra, além de realizar um diagnóstico, o que pode levar mais de uma consulta, é indicar ou não o uso de medicamentos específicos, solicitar exames quando houver necessidade, encaminhar para acompanhamento em outras áreas (como psicoterapia ou fonoaudiologia) e manter o seguimento para avaliar o desenvolvimento do paciente e a evolução dos sintomas, até o momento da alta.