SERVIÇOS

PSICOTERAPIA

ADULTOS

Por que fazer psicoterapia?

A resposta para essa pergunta se encontra na avaliação que fazemos de nossa qualidade de vida e na idéia que temos sobre para que serve a psicoterapia. Sob a ótica da Análise do Comportamento, fazer psicoterapia é submeter a própria vida, o próprio comportar-se, a um tipo de consultoria externa especializada. Em outras palavras, o terapeuta utiliza de referencial teórico específico – a ciência do comportamento – para analisar fatos da vida do cliente que estão relacionados com as suas queixas. Essa análise é funcional, no sentido em que, provavelmente, o que está presente hoje na vida do cliente exerce alguma função específica, por essa razão, continua a existir e por isso talvez o cliente sozinho ainda não tenha conseguido solucionar a questão e necessite de um especialista. Todo o processo da terapia comportamental (ou cognitiva) é dialogado, a participação do cliente deve ser ativa, o que é essencial para que se atinja bons resultados. Por essa razão preferimos adotar a palavra “cliente” ao invés de “paciente”, pois esperamos uma postura atuante, motivada e não passiva.

A psicoterapia de adultos no Interac, é procurada com frequência para autoconhecimento, mas também para diagnósticos específicos como:

“O auto-conhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se ‘tornou consciente de si mesma’, por meio de perguntas que lhe foram feitas, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento.” (Skinner, 1974, p.31)