O que é o Transtorno do Espectro do Autismo?
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por alterações no desenvolvimento que estão presentes desde a infância, podendo a criança manifestá-lo quando muito pequena ou já maior quando o ambiente exigir habilidades mais complexas, como a interação social, por exemplo. Indivíduos com TEA apresentam prejuízos que os comprometem em pelo menos duas áreas:
1) Comunicação e interação social e 2) Comportamentos e interesses restritos e estereotipados. Os déficits comportamentais dentro dessas duas áreas envolvem dificuldades em manter e iniciar interação social, dificuldade em perceber emoções e interesses de outras pessoas, dificuldade em se comunicar, pouco contato visual, interesse em partes específicas de objetos, interesse restrito em assuntos específicos, estereotipias, rituais, entre outros. A causa exata do TEA ainda é desconhecida, mas estudos já mostraram que é multifatorial, existindo causas genéticas e ambientais.
O indivíduo com autismo não aprende da mesma forma que os neurotípicos. Eles apresentam dificuldades em entender comunicação verbal e não verbal, apresentam muitas vezes uma alteração sensorial e essa variação pode depender de com quem ele está e onde ele está.
A terapia ABA (Applied Behavior Analysis) tem como objetivo identificar, através de uma avaliação, as principais dificuldades do indivíduo com TEA e estruturar treinos para desenvolver as habilidades. Também é objetivo da intervenção realizar treinos com os cuidadores para que estes possam aplicar as habilidades desenvolvidas, tornando a aprendizagem generalizada para o dia a dia do indivíduo. A terapia ABA tem trazido grandes resultados cientificamente comprovados e com uma intervenção sistemática e intensiva, os dados mostram a redução de comportamentos disruptivos, como o heteroagressão, autoagressão, frustração e autoestimulação. Além da intervenção clínica que pode ser feita em casa ou em consultório junto a terapeutas comportamentais, nota-se a importância da extensão para os demais ambientes da criança, como por exemplo a escola, para que se promova a generalização dos comportamentos treinados e aprendidos em terapia.
Características da Intervenção:
A intervenção tem como objetivo desenvolver e aprimorar as habilidades a partir de uma avaliação, envolvendo os aspectos cognitivos, comportamentais e sociais de cada caso, realizada por meio da coleta de informações com diferentes informantes, observações e aplicação de protocolos padronizados para essa população. Após essa avaliação detalhada são identificados comportamentos-alvo e são elaborados programas individualizados. Esses programas visam ampliação de repertórios para que a criança adquira comportamentos que a auxiliarão na sua socialização, inclusão escolar e no mercado de trabalho, além da qualidade de vida pessoal e familiar.
A modelo de atendimento conta com uma equipe composta por estagiários, terapeutas comportamentais e um supervisor. Os atendimentos são realizados, de acordo com cada caso, à domicílio, nas dependências do Interac ou em locais específicos, dados os comportamentos a serem desenvolvidos.
Coordenação e supervisão: Fabiana Bertoni Zerbinatti
Equipe:
Karen Morais
Lorena Lott Martins