Programa Comportamental de Controle de Peso

Muitas pessoas procuram alternativas para combater a obesidade, que vão desde o engajamento em dietas à utilização de medicamentos ou realização de cirurgias. Porém, o que se observa é que, em muitos casos, o emagrecimento chega até a acontecer, mas em pouco tempo a pessoa recupera o peso inicial, o que resulta em sentimentos de frustração e fracasso. Para se obter sucesso no emagrecimento, e isso inclui manter o novo peso, é preciso que a pessoa adquira hábitos diferentes em relação à comida, modifique seu comportamento.

O Programa Comportamental de Controle de Peso, é uma proposta do Interac – Instituto de Terapia Comportamental, e tem como objetivo auxiliar pessoas que apresentam:

  • Problema de auto-controle na alimentação
  • Dificuldades em seguir dietas alimentares
  • Fracasso na manutenção de peso após o emagrecimento

A Terapia Comportamental, abordagem da Psicologia que focaliza a análise e mudança de comportamento, se baseia na proposta de B. F. Skinner (1904-1990), e busca fundamentalmente compreender quais fatores são ou foram determinantes na maneira de alguém agir no seu ambiente físico e social, em seu modo de pensar e sentir, e em seus valores e crenças. Estes fatores encontram-se na relação pessoa-ambiente e estão presentes em toda a sua história de vida, nas condições ambientais atuais, na história de sua cultura e também de sua espécie.

Embasado na Terapia Comportamental, o ProControle propõe uma consultoria pessoal (“Personal Coach”) que analisa o modo de vida e histórico do cliente, identificando os fatores que atuam para que a alimentação aconteça de forma inadequada e sugerindo estratégias para a modificação de comportamento.

O ProControle é oferecido em pequenos grupos, com sessões semanais. Além das sessões de grupo, há ainda atendimentos individuais ao longo do programa, que tem duração de 4 meses. O processo terapêutico analítico-comportamental utiliza técnicas específicas e propõe tarefas que devem ser cumpridas pelo cliente, que participa ativamente do tratamento. A consultoria se dá em parceria com médicos, nutricionistas, personal trainers e academias de ginástica. Para maiores informações, entre em contato por telefone ou e-mail.

Profissionais que oferecem esse serviço:

Fabíola Alvares Garcia Serpa

Janice Faxinai

 

Programa de Combate ao Tabagismo

Parar de fumar é um grande desafio para muitas pessoas. A dificuldade quase sempre está relacionada à dependência química ocasionada pelo hábito de fumar, ao lado da dependência psicológica, demonstrada pela necessidade de fumar diante de diversos contextos da vida cotidiana.

O ProParar- Programa Comportamental para Parar de Fumar é uma proposta do INTERAC e tem como objetivo auxiliar pessoas que desejam abandonar o hábito de fumar definitivamente, mas não têm conseguido fazê-lo por conta própria.

O programa tem a duração de 16 semanas e envolve sessões semanais em grupo e duas entrevistas individuais por participante. Durante as sessões em grupo são utilizadas técnicas para modificação de comportamento e análise funcional das dificuldades apresentadas pelos clientes. São abordadas também as crenças e estratégias relacionadas ao uso ou abstinência do fumo. São utilizados ainda exercícios de relaxamento para o controle da ansiedade. Há avaliações antes, durante e depois do tratamento, com o objetivo de acompanhar a evolução do tratamento e os ganhos obtidos. Para maiores informações, entre em contato por telefone ou e-mail.

 

Profissional que oferece esse serviço:

Fabíola Alvares Garcia Serpa

Programa de Autocuidado da Mulher

A mulher contemporânea desempenha várias funções e exerce múltiplos papéis.  Para atender às frequentes e intensas demandas, muitas vezes negligencia o cuidado consigo ou com áreas importantes da sua vida em favor do seu desempenho ou do cuidado com o outro. Em um determinado momento, essa dificuldade em priorizar o cuidado pessoal passa a incomodá-la o suficiente para gerar um movimento de mudança. Com o objetivo de fortalecer a autoestima através de ações de autocuidado, o INTERAC oferece um programa exclusivo para a mulher.

O Feminino em Foco é um Programa Comportamental desenvolvido para promover a autoestima feminina. Realizado em pequenos grupos ao longo de 8 encontros, inclui ainda sessões individuais no início e final do programa.   É uma proposta prática e objetiva que se propõe a:

  • Auxiliar a mulher que quer se cuidar por dentro e por fora a reconhecer e priorizar as áreas fundamentais da sua vida;
  • Identificar e valorizar suas principais características físicas e psicológicas;
  • Estabelecer novos objetivos, identificar possíveis obstáculos e melhores estratégias de autocuidado.

Para maiores informações, entre em contato por telefone ou e-mail.

Profissional que oferece esse serviço:

Janice Fachini

A confirmação da gravidez muitas vezes produz um misto de sentimentos. Para alguns pode ser a realização de um sonho, para outros pode ser uma surpresa, mas após este primeiro momento, muitos outros sentimentos aparecem. Ao deparar-se com o iminente papel de mãe e pai, faz-se necessária a construção desta nova identidade.

O INTERAC oferece atendimento em psicoterapia especialmente voltado para mulheres neste momento tão sublime de suas vidas, considerando demandas que possam surgir, a fim que as mães tenham oportunidade de se preparar emocionalmente para receber seu bebê. Para maiores informações, entre em contato por telefone ou e-mail. 

Profissionais que oferecem esse serviço:

Christiane Laino

Fabíola Alvares Garcia Serpa

 

Atendimento para mulheres no puerpéreo

Durante cerca de nove meses a mãe se prepara para a chegada de seu filho, cuidando dos preparativos, imaginando como será o momento do parto, a volta para casa, a adaptação a um novo mundo. O nascimento de um bebê traz consigo a renovação das esperanças, a possibilidade de uma vida mais significativa, e as pessoas, de forma geral, tendem a deixar de lado as dificuldades envolvidas no puerpério. Em muitos casos, as recém-mamães se sentem desamparadas, deprimidas, não sabem como administrar o novo momento de suas vidas, vivenciando um período de angústias e tristezas. Ao lado disso ainda se sentem culpadas pois deveriam estar felizes e agradecidas, mas na realidade podem pensar em como suas vidas estavam adaptadas antes de serem mães.

Sentir-se assim é mais comum do que se imagina nos primeiros meses após o parto. Ter um apoio especializado possibilita às recém-mamães mais rapidamente se adaptarem ao novo contexto e encararem com energia as novas demandas que fazem parte do desafio de ser mãe nos dias de hoje. O INTERAC oferece o serviço “Recém-Mamãe”, que constitui em consultoria comportamental para mulheres com dificuldades no puerpério.

Este serviço é realizado inicialmente por uma psicóloga, que atende a mãe em seu domicílio ou nas dependências do INTERAC e analisa as necessidades de cada caso, incluindo outros profissionais se for preciso. Tem como objetivo auxiliar a recém-mamãe em questões específicas tais como:

  • Desânimo, depressão
  • Dificuldades com amamentação
  • Adaptação à rotina do bebê
  • Dificuldades com o cônjuge ou outros familiares

Para maiores informações, entre em contato por telefone ou e-mail.

Profissionais que oferecem esse serviço:

Christiane Laino

Fabíola Alvares Garcia Serpa