Treinamento em Mindfulness

A palavra “mindfulness” na língua inglesa é sinônimo de “awareness”, que significa CONSCIÊNCIA. Consciência ou atenção plena ao que se passa consigo no instante presente.

“A consciência que surge ao se prestar atenção, de forma intencional, à experiência como ela é, no momento presente, sem julgá-la, sem avaliá-la e sem reagir à ela”

Kabat Zinn (2002)

Na década de 70,  Jon Kabat Zinn traduziu para a ciência o conhecimento da tradição budista, implantando no hospital da Universidade de Massachussets (EUA) os treinamentos em Mindfulness para pessoas em situação de estresse e doenças crônicas. Com resultados surpreendentemente positivos, logo os protocolos de treinamento de 8 semanas passaram a ser implementados também em outros contextos como escolas, empresas, unidades básicas de saúde, como forma de prevenção e tratamento. A prática de Mindfulness promove alívio do estresse/ansiedade, melhora na concentração/memória (sair do “piloto automático”) e aumento da satisfação com a vida de forma geral.  Os protocolos não substituem a psicoterapia, mas podem ser usados de forma complementar.

Os treinamentos são realizados em pequenos grupos e até individualmente. Durante as sessões aprende-se práticas formais (de meditação Mindfulness) e realizam-se exercícios/dinâmicas para desenvolver habilidades Mindful. O objetivo geral é ampliar autoconsciência e flexibilidade cognitiva. Participar da palestra de abertura é condição para iniciar. Consulte sobre as datas das palestras realizadas no Interac ao longo do ano, o ingresso para elas é solidário (doação para o GACC). Os treinamentos para adultos acontecem em 8 semanas (uma sessão por semana, duração de 2 horas cada) e os treinamentos para adolescentes em 6 semanas (duração de 75 minutos cada).

Quem oferece os treinamentos em Mindfulness no INTERAC é a Dra. Fabíola Serpa, graduada em Psicologia pela UFSCar (1998), Mestre em Psicologia (área Desenvolvimento de Habilidades Sociais) pela FFCLRP – USP/SP (2001), Doutora em Psicologia Clínica pela USP/SP (2007). Cursou Especialização em Análise do Comportamento em Contextos Clínicos na UFSCar/IAACamp (2000). Docente e supervisora clínica da área de Psicologia Comportamental na Universidade Paulista (2005-2011). Coordenadora do Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Paulista (2009-2010). Coordenadora e docente de cursos de aperfeiçoamento em clínica comportamental no INTERAC (desde 2009). Já há vários anos vem se especializando no uso de modelos das terapias de terceira onda: Funcional Analytical Psychotherapy (FAP), Acceptance and Commitment Therapy (ACT) e Dialectical Behavior Therapy (DBT), Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT). Concluiu em 2018 o curso de Formação Profissional em Mindfulness para Promoção de Saúde no Centro Mente Aberta da Unifesp.

Para mais informações, entre em contato por WhatsApp, telefone ou email.

 

 

 

Programa de Combate ao Tabagismo

Parar de fumar é um grande desafio para muitas pessoas. A dificuldade quase sempre está relacionada à dependência química ocasionada pelo hábito de fumar, ao lado da dependência psicológica, demonstrada pela necessidade de fumar diante de diversos contextos da vida cotidiana.

O ProParar- Programa Comportamental para Parar de Fumar é uma proposta do INTERAC e tem como objetivo auxiliar pessoas que desejam abandonar o hábito de fumar definitivamente, mas não têm conseguido fazê-lo por conta própria.

O programa tem a duração de 16 semanas e envolve sessões semanais em grupo e duas entrevistas individuais por participante. Durante as sessões em grupo são utilizadas técnicas para modificação de comportamento e análise funcional das dificuldades apresentadas pelos clientes. São abordadas também as crenças e estratégias relacionadas ao uso ou abstinência do fumo. São utilizados ainda exercícios de relaxamento para o controle da ansiedade. Há avaliações antes, durante e depois do tratamento, com o objetivo de acompanhar a evolução do tratamento e os ganhos obtidos. Para maiores informações, entre em contato por telefone ou e-mail.

 

Profissional que oferece esse serviço:

Fabíola Alvares Garcia Serpa

Programa de Autocuidado da Mulher

A mulher contemporânea desempenha várias funções e exerce múltiplos papéis.  Para atender às frequentes e intensas demandas, muitas vezes negligencia o cuidado consigo ou com áreas importantes da sua vida em favor do seu desempenho ou do cuidado com o outro. Em um determinado momento, essa dificuldade em priorizar o cuidado pessoal passa a incomodá-la o suficiente para gerar um movimento de mudança. Com o objetivo de fortalecer a autoestima através de ações de autocuidado, o INTERAC oferece um programa exclusivo para a mulher.

O Feminino em Foco é um Programa Comportamental desenvolvido para promover a autoestima feminina. Realizado em pequenos grupos ao longo de 8 encontros, inclui ainda sessões individuais no início e final do programa.   É uma proposta prática e objetiva que se propõe a:

  • Auxiliar a mulher que quer se cuidar por dentro e por fora a reconhecer e priorizar as áreas fundamentais da sua vida;
  • Identificar e valorizar suas principais características físicas e psicológicas;
  • Estabelecer novos objetivos, identificar possíveis obstáculos e melhores estratégias de autocuidado.

Para maiores informações, entre em contato por telefone ou e-mail.

Profissional que oferece esse serviço:

Janice Fachini

A confirmação da gravidez muitas vezes produz um misto de sentimentos. Para alguns pode ser a realização de um sonho, para outros pode ser uma surpresa, mas após este primeiro momento, muitos outros sentimentos aparecem. Ao deparar-se com o iminente papel de mãe e pai, faz-se necessária a construção desta nova identidade.

O INTERAC oferece atendimento em psicoterapia especialmente voltado para mulheres neste momento tão sublime de suas vidas, considerando demandas que possam surgir, a fim que as mães tenham oportunidade de se preparar emocionalmente para receber seu bebê. Para maiores informações, entre em contato por telefone ou e-mail. 

Profissionais que oferecem esse serviço:

Christiane Laino

Fabíola Alvares Garcia Serpa

 

Atendimento para mulheres no puerpéreo

Durante cerca de nove meses a mãe se prepara para a chegada de seu filho, cuidando dos preparativos, imaginando como será o momento do parto, a volta para casa, a adaptação a um novo mundo. O nascimento de um bebê traz consigo a renovação das esperanças, a possibilidade de uma vida mais significativa, e as pessoas, de forma geral, tendem a deixar de lado as dificuldades envolvidas no puerpério. Em muitos casos, as recém-mamães se sentem desamparadas, deprimidas, não sabem como administrar o novo momento de suas vidas, vivenciando um período de angústias e tristezas. Ao lado disso ainda se sentem culpadas pois deveriam estar felizes e agradecidas, mas na realidade podem pensar em como suas vidas estavam adaptadas antes de serem mães.

Sentir-se assim é mais comum do que se imagina nos primeiros meses após o parto. Ter um apoio especializado possibilita às recém-mamães mais rapidamente se adaptarem ao novo contexto e encararem com energia as novas demandas que fazem parte do desafio de ser mãe nos dias de hoje. O INTERAC oferece o serviço “Recém-Mamãe”, que constitui em consultoria comportamental para mulheres com dificuldades no puerpério.

Este serviço é realizado inicialmente por uma psicóloga, que atende a mãe em seu domicílio ou nas dependências do INTERAC e analisa as necessidades de cada caso, incluindo outros profissionais se for preciso. Tem como objetivo auxiliar a recém-mamãe em questões específicas tais como:

  • Desânimo, depressão
  • Dificuldades com amamentação
  • Adaptação à rotina do bebê
  • Dificuldades com o cônjuge ou outros familiares

Para maiores informações, entre em contato por telefone ou e-mail.

Profissionais que oferecem esse serviço:

Fabíola Alvares Garcia Serpa