---- SERVIÇOS ----

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A Neuropsicologia é uma especialidade da psicologia cujo objetivo é o estudo das relações entre o cérebro e o comportamento/cognição. O psicólogo especialista em Neuropsicologia atua no diagnóstico e reabilitação das alterações cognitivas e comportamentais causadas principalmente por disfunções e lesões cerebrais.

Esta complexa avaliação é realizada por psicólogos treinados na avaliação e utiliza testes neurológicos e psicológicos específicos, padronizados e validados, sendo realizados em etapas sucessivas, baseados em dados comparativos, segundo o esperado para cada faixa etária, nível socioeconômico e escolaridade.

A Avaliação Neuropsicológica tem muitas aplicações e usos, entre estes está a possibilidade de identificar áreas e funções cognitivas alteradas. Muitas vezes as baterias neuropsicológicas são as únicas ferramentas disponíveis para um profissional detectar de forma precoce algumas patologias. Além disso, o exame permite diferenciar entre possíveis diagnósticos, é o que chamamos de diagnóstico diferencial diante de sintomas semelhantes e mais de um quadro clínico.

Essa extensa e minuciosa testagem é solicitada por médicos geriatras, neurologistas, psiquiatras e psicólogos, além de outros profissionais envolvidos com a área de reabilitação em geral, sendo usada para nortear indicações terapêuticas medicamentosas e de reabilitação

Quando é indicado? 

A Avaliação Neuropsicológica é indicada quando há necessidade de:

  • Auxiliar no diagnóstico diferencial de quadros neurológicos como nos casos dos Transtornos do Neurodesenvolvimento (Deficiência Intelectual, Transtornos da Comunicação, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Específico da Aprendizagem) e nos Transtornos Neurocognitivos (Doença de Alzheimer, Demência, Comprometimento Cognitivo);
  • Investigar a natureza e o grau de alterações cognitivas e comportamentais;
  • Monitorar a evolução de quadros neurológicos e psiquiátricos, tratamentos clínicos medicamentosos e cirúrgicos;
  • Planejar programas de reabilitação voltados para as alterações cognitivas, comportamentais e de atividades de vida diária dos pacientes.

Como é realizada?

A avaliação é realizada ao longo de 7 a 10 sessões, onde o psicólogo investigará o funcionamento cognitivo e irá estabelecer as habilidades e as dificuldades específicas do paciente, através de entrevistas, testes neuropsicológicos padronizados, testes psicológicos, observação clínica, visitas às escolas, diálogo com profissionais envolvidos e escalas de avaliação.

Ao final da avaliação é entregue o laudo com uma sessão devolutiva para o paciente e responsáveis.