---- SERVIÇOS ----

MINDFULNESS

A palavra “mindfulness” na língua inglesa é sinônimo de “awareness”, que significa CONSCIÊNCIA. Consciência ou atenção plena ao que se passa consigo no instante presente.

“A consciência que surge ao se prestar atenção, de forma intencional, à experiência como ela é, no momento presente, sem julgá-la, sem avaliá-la e sem reagir à ela”
Kabat Zinn (2002)

Na década de 70, Jon Kabat Zinn traduziu para a ciência o conhecimento da tradição budista, implantando no hospital da Universidade de Massachussets (EUA) os treinamentos em Mindfulness para pessoas em situação de estresse e doenças crônicas. Com resultados surpreendentemente positivos, logo os protocolos de treinamento de 8 semanas passaram a ser implementados também em outros contextos como escolas, empresas, unidades básicas de saúde, como forma de prevenção e tratamento. A prática de Mindfulness promove alívio do estresse/ansiedade, melhora na concentração/memória (sair do “piloto automático”) e aumento da satisfação com a vida de forma geral. Os protocolos não substituem a psicoterapia, mas podem ser usados de forma complementar.

Os treinamentos são realizados em pequenos grupos e até individualmente. Durante as sessões aprende-se práticas formais (de meditação Mindfulness) e realizam-se exercícios/dinâmicas para desenvolver habilidades Mindful. O objetivo geral é ampliar autoconsciência e flexibilidade cognitiva. Participar da palestra de abertura é condição para iniciar. Consulte sobre as datas das palestras realizadas no Interac ao longo do ano. Os treinamentos para adultos acontecem em 8 semanas (uma sessão por semana, duração de 2 horas cada) e os treinamentos para adolescentes em 6 semanas (duração de 75 minutos cada).

Atualmente, os treinamentos em grupo estão sendo realizados na modalidade online, via plataforma Zoom.

Programas de treinamentos baseados em Mindfulness são oferecidos de forma personalizada para instituições e empresas. Para maiores detalhes, entre em contato.

Quem oferece os treinamentos em Mindfulness no INTERAC é a Dra. Fabíola Serpa, graduada em Psicologia pela UFSCar (1998), Mestre em Psicologia (área Desenvolvimento de Habilidades Sociais) pela FFCLRP – USP/SP (2001), Doutora em Psicologia Clínica pela USP/SP (2007). Cursou Especialização em Análise do Comportamento em Contextos Clínicos na UFSCar/IAACamp (2000).. Já há vários anos vem se especializando no uso de modelos das terapias de terceira onda: Funcional Analytical Psychotherapy (FAP), Acceptance and Commitment Therapy (ACT) e Dialectical Behavior Therapy (DBT), Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT). Concluiu em 2018 o curso de Formação Profissional em Mindfulness para Promoção de Saúde no Centro Mente Aberta da Unifesp.