OBJETIVOS DO CURSO
O presente curso de formação para psicólogos iniciantes, se apresenta como prático e introdutório e tem por objetivos:
– oferecer conhecimento básico sobre como iniciar atendimentos na abordagem comportamental/cognitiva e mantê-los com o auxílio de supervisão por terapeuta experiente.
– oferecer aulas sobre queixas clínicas mais encontradas em consultório por professores com formação atualizada e experiência de atuação.
– indicar leituras fundamentais, para discussão em grupo, bem como orientar para futuros cursos de formação ou especialização mais aprofundados que o aluno pretenda cursar em seguida.
Carga horária total: 48 horas
32 horas de aulas online em tempo real (serão gravadas para assistir de novo)
16 horas de supervisão online de atendimentos
COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
Profa. Dra. Fabíola A. Garcia Serpa CRP 06/57933-2
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
11/03 – Sobre a primeira sessão – dicas, exemplos de casos e instrumentos
18/03 – Iniciando atendimento com crianças – principais queixas de atendimento infantil
25/03 – Sobre orientação de pais – exemplos de casos, principais objetivos e postura do terapeuta
08/04 – Análise funcional das queixas terapêuticas
15/04 – Atuação do terapeuta FAP (Terapia Analítica Funcional)
22/04 – Utilizando recursos da ACT em casos clínicos
29/04 – Dificuldades no relacionamento conjugal
06/05 – Transtornos ansiosos
13/05 – Transtornos depressivos
27/05 – Transtorno bipolar
10/06 – Transtorno borderline e DBT
17/06 – Psicofarmacologia básica dos principais transtornos
24/06 – Transtornos alimentares
01/07 – TDAH e queixas envolvendo autocontrole
08/07 – Transtorno Obsessivo Compulsivo
A programação poderá ser alterada sem prejuízo de conteúdo. As aulas serão ministradas por professores da equipe Interac ou Núcleo Paradigma, com experiência em atendimentos nas queixas apresentadas nas respectivas aulas.
METODOLOGIA
- As aulas acontecerão online, via plataforma Zoom, em tempo real, às quintas-feiras das 20h às 22h. Serão gravadas para o aluno que precisar se ausentar assistir posteriormente. Serão propostas leituras prévias sobre os temas. Para obtenção do certificado os alunos precisarão enviar um exercício escrito sobre cada aula.
- Para obtenção do certificado, os alunos precisarão atender pelo menos um caso clínico (online ou presencial) ao longo do curso e participar dos encontros de supervisão, que acontecerão em grupos menores de até 4 pessoas, semanalmente, em horários a combinar.
Duração – Março a Julho de 2021
Início – 11/03/2021
INVESTIMENTO:
Aulas +supervisão: 4 parcelas de R$ 495,00 no cartão de crédito. Desconto de 5% para pagamento à vista.
Somente aulas: 4 parcelas de R$ 220,00 no cartão de crédito. Desconto de 5% para pagamento à vista.
Contato: (12) 99765-6509
UM POUCO SOBRE O NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO
A área de estudo conhecida como Terapia Comportamental ou Análise de Comportamento, passou por várias fases, representadas por enfoques diferentes, desde o início de sua existência.
Especialmente no contexto norte-americano é possível identificar três gerações ou “ondas”:
1ª onda. Terapias de modificação do comportamento e terapias comportamentais – década de 60
2ª onda. Terapias cognitivas e cognitivo-comportamentais (TCC) – década de 70
3ª onda. Terapias comportamentais contextuais
A maior parte dos psicólogos clínicos comportamentais da atualidade não negligencia a importância do estudo de processos cognitivos (encobertos), sob a ótica das “Terapias comportamentais contextuais”. Esse termo surgiu a partir do que Steven Hayes e colegas denominaram Contextualismo Funcional, na década de 90, uma tentativa de retomar conceitos básicos da Análise do Comportamento ampliando conceitos do comportamento verbal para acessar processos linguísticos já abordados pela ciência cognitiva. Assim como no modelo de Skinner, o foco ainda é a função dos comportamentos na interação da pessoa com o ambiente, mas acrescenta-se a compreensão e consequente intervenção em questões, por exemplo, relacionadas à inflexibilidade de pensamentos e julgamentos, intolerância à frustrações e sofrimentos, resistência à mudança. Fazem parte desta terceira geração os modelos da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), Terapias baseadas em Mindfulness (MBCT), Terapia Comportamental Dialética (DBT, Psicoterapia Analítica Funcional (FAP).