Cursos e Eventos

 

Os treinamentos são realizados em pequenos grupos (até 12 pessoas). Durante as sessões aprende-se práticas formais (de meditação Mindfulness) e realizam-se exercícios/dinâmicas para desenvolver habilidades Mindful. O objetivo geral é ampliar autoconsciência e flexibilidade cognitiva. Participar da palestra de abertura é condição para iniciar.

PRÓXIMA TURMA: Início em 15/03/21, com encontro de abertura e término  em 10/05/21, segundas-feiras. EXCLUSIVO ONLINE

PÚBLICO ALVO: ADULTOS

 

VALORES: 600,00, com opção de parcelamento sem juros no cartão de crédito

 

Quem oferece os treinamentos em Mindfulness no INTERAC é a Dra. Fabíola Serpa, graduada em Psicologia pela UFSCar (1998), Mestre em Psicologia (área Desenvolvimento de Habilidades Sociais) pela FFCLRP – USP/SP (2001), Doutora em Psicologia Clínica pela USP/SP (2007). Cursou Especialização em Análise do Comportamento em Contextos Clínicos na UFSCar/IAACamp (2000). Docente e supervisora clínica da área de Psicologia Comportamental na Universidade Paulista (2005-2011). Coordenadora do Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Paulista (2009-2010). Coordenadora e docente de cursos de aperfeiçoamento em clínica comportamental no INTERAC (desde 2009). Já há vários anos vem se especializando no uso de modelos das terapias de terceira onda: Funcional Analytical Psychotherapy (FAP), Acceptance and Commitment Therapy (ACT) e Dialectical Behavior Therapy (DBT), Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT). Concluiu em 2018 o curso de Formação Profissional em Mindfulness para Promoção de Saúde no Centro Mente Aberta da Unifesp.

Para mais informações, entre em contato por WhatsApp, telefone ou email.

OBJETIVOS DO CURSO

O presente curso de formação para psicólogos iniciantes, se apresenta como prático e introdutório e tem por objetivos:

– oferecer conhecimento básico sobre como iniciar atendimentos na abordagem comportamental/cognitiva e mantê-los com o auxílio de supervisão por terapeuta experiente.

– oferecer aulas sobre queixas clínicas mais encontradas em consultório por professores com formação atualizada e experiência de atuação.

– indicar leituras fundamentais, para discussão em grupo, bem como orientar para futuros cursos de formação ou especialização mais aprofundados que o aluno pretenda cursar em seguida.

 

Carga horária total: 48 horas

32 horas de aulas online em tempo real (serão gravadas para assistir de novo)

16 horas de supervisão online de atendimentos

 

COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO

Profa. Dra. Fabíola A. Garcia Serpa CRP 06/57933-2

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

11/03 – Sobre a primeira sessão – dicas, exemplos de casos e instrumentos

18/03 – Iniciando atendimento com crianças – principais queixas de atendimento infantil

25/03 – Sobre orientação de pais – exemplos de casos, principais objetivos e postura do terapeuta

08/04 – Análise funcional das queixas terapêuticas

15/04 – Atuação do terapeuta FAP (Terapia Analítica Funcional)

22/04 – Utilizando recursos da ACT em casos clínicos

29/04 – Dificuldades no relacionamento conjugal

06/05 – Transtornos ansiosos

13/05 – Transtornos depressivos

27/05 – Transtorno bipolar

10/06 – Transtorno borderline e DBT

17/06 – Psicofarmacologia básica dos principais transtornos

24/06 – Transtornos alimentares

01/07 – TDAH e queixas envolvendo autocontrole

08/07 – Transtorno Obsessivo Compulsivo

 

A programação poderá ser alterada sem prejuízo de conteúdo. As aulas serão ministradas por professores da equipe Interac ou Núcleo Paradigma, com experiência em atendimentos nas queixas apresentadas nas respectivas aulas.

 

METODOLOGIA

  1. As aulas acontecerão online, via plataforma Zoom, em tempo real, às quintas-feiras das 20h às 22h. Serão gravadas para o aluno que precisar se ausentar assistir posteriormente. Serão propostas leituras prévias sobre os temas. Para obtenção do certificado os alunos precisarão enviar um exercício escrito sobre cada aula.
  2. Para obtenção do certificado, os alunos precisarão atender pelo menos um caso clínico (online ou presencial) ao longo do curso e participar dos encontros de supervisão, que acontecerão em grupos menores de até 4 pessoas, semanalmente, em horários a combinar.

 

Duração – Março a Julho de 2021

Início – 11/03/2021

 

INVESTIMENTO:

Aulas +supervisão: 4 parcelas de R$ 495,00 no cartão de crédito. Desconto de 5% para pagamento à vista.

Somente aulas: 4 parcelas de R$ 220,00 no cartão de crédito. Desconto de 5% para pagamento à vista.

 

Contato: (12) 99765-6509

UM POUCO SOBRE O NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO

 

A área de estudo conhecida como Terapia Comportamental ou Análise de Comportamento, passou por várias fases, representadas por enfoques diferentes, desde o início de sua existência.

Especialmente no contexto norte-americano é possível identificar três gerações ou “ondas”:

1ª onda. Terapias de modificação do comportamento e terapias comportamentais – década de 60

2ª onda. Terapias cognitivas e cognitivo-comportamentais (TCC) – década de 70

3ª onda. Terapias comportamentais contextuais

A maior parte dos psicólogos clínicos comportamentais da atualidade não negligencia a importância do estudo de processos cognitivos (encobertos), sob a ótica das “Terapias comportamentais contextuais”. Esse termo surgiu a partir do que Steven Hayes e colegas denominaram Contextualismo Funcional, na década de 90, uma tentativa de retomar conceitos básicos da Análise do Comportamento ampliando conceitos do comportamento verbal para acessar processos linguísticos já abordados pela ciência cognitiva. Assim como no modelo de Skinner, o foco ainda é a função dos comportamentos na interação da pessoa com o ambiente, mas acrescenta-se a compreensão e consequente intervenção em questões, por exemplo, relacionadas à inflexibilidade de pensamentos e julgamentos, intolerância à frustrações e sofrimentos, resistência à mudança. Fazem parte desta terceira geração os modelos da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), Terapias baseadas em Mindfulness (MBCT), Terapia Comportamental Dialética (DBT, Psicoterapia Analítica Funcional (FAP).

Curso de Inverno: Estratégias de Intervenção em Clínica Comportamental

Total: 23 horas/aula

Aula 1:
24/06 – Ativação Comportamental (Behavioral Activation) para o tratamento de Depressão. Prof. Ms. Denigés M. R. Neto (Núcleo Paradigma/Dialectica)– das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h. (6h/a).

Aula 2:
08/07 – Terapia Comportamental Dialética: Intervindo com eficácia nos transtornos de personalidade borderline, transtornos alimentares, dependência química e outros casos graves – Prof. Dr. Jan Leonardi (Núcleo Paradigma/Dialectica)– das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h. (8h/a).

Aula 3:
22/07 – Terapia de Aceitação e Compromisso – ACT (parte 1) – Prof. Ms. Rodrigo Boavista, autor do livro: Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): Mais uma possibilidade para a clínica comportamental. Santo André: ESETec Editores Associados, 2012. – das 10h15 às 13h15. (3h/a).

Aula 4:
05/08 – Terapia de Aceitação e Compromisso – ACT (parte 2)– Profa. Ms. Desiree Cassado (Núcleo Comportamental de Sorocaba/Instituto ACT Madrid) – das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h. (6h/a).

Valor: 4 parcelas de R$ 268,98

(link Pagseguro abaixo)

Público-alvo: Psicólogos e Psiquiatras

Serão emitidos certificados.

Para se inscrever envie um email para contato@interac.com.br com dados pessoais incluindo número de CRP ou CRM. Efetue o pagamento através do link abaixo.




Realização:

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Apoio:

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