---- SERVIÇOS ----

ABA

O NÚCLEO ABA INTERAC apresenta oferece avaliação e criação de programas de intervenção pautados na ciência da análise do comportamento aplicada (ABA – Applied Behavior Analysis), com os objetivos:

  • TRABALHAR O GANHO DE HABILIDADES COMPORTAMENTAIS (sociais, cognitivas e verbais)
  • EXTINGUIR OU AMENIZAR OS COMPORTAMENTOS INADEQUADOS (estereotipias, crises de choro, etc.)

As intervenções podem ocorrer com crianças e adolescentes, porém sabemos que a intervenção precoce (crianças de 02 a 04 anos) contribui para melhores resultados e em um menor espaço de tempo.
De acordo com a BACB (Behavior Analyst Certification Board) o tratamento através das intervenções de análise do comportamento aplicada (ABA) é mais efetivo no modelo de intervenção precoce e tratamento focado de 20hrs semanais de terapia somado ao acompanhamento escolar (resultando em 45 horas semanais de intervenção). Entretanto, através da avaliação comportamental podemos definir a quantidade de horas de intervenção mais adequada a cada caso.

Aos clientes sem a possibilidade de fazer a terapia intensiva, recomendamos que, de acordo com a disponibilidade financeira e de agenda, seja realizado o maior número possível de sessões, associado ao treinamento dos pais e cuidadores, para que as técnicas utilizadas em sessão sejam reforçadas no período fora de terapia. Clientes que possuem convênio médico geralmente conseguem o abono dos valores das sessões através de liminar judicial ou por reembolso. Para isso, é necessário que a criança já possua o diagnóstico/laudo (fornecido por psiquiatra ou neurologista) somado à relatórios fornecidos por outros profissionais que possam fazer a avaliação (fonoaudiólogo, terapeuta comportamental, terapeuta ocupacional, etc.).

Os atendimentos em uma terapia baseada em ABA são conduzidos por dois níveis de profissionais: supervisores e aplicadores. Os serviços oferecidos incluem:

 

  • AVALIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO E DE REPERTÓRIO PARA INDICAÇÃO DE PROCESSO TERAPÊUTICO
  • RELATÓRIO COMPORTAMENTAL
  • PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO
  • INTERVENÇÃO INDIVIDUAL DOMICILIAR
  • ACOMPANHAMENTO E INTERVENÇÃO ESCOLAR

O Núcleo ABA INTERAC é coordenado pelo psicólogo WEDERSON DANIEL CHAGAS (ver em EQUIPE), contato: 12 98259-0185.